Buenos Aires hoje tem mais de 100 restaurantes peruanos para todos os gostos e bolsos desde o Once, passando pelo Abasto, na Villa Crespo e no fashion Palermo. Na guerra de quem leva a melhor o importante é encantar, seja pela comida, pelo lugar ou pelos drinques. Aqui então apresento mais um. Comida? Check. Lugar? Check. Tragos? Check. O que faz do Lima Mia, ser tão “mio” e não “tuyo”? Veremos.
A aparência é a de um lar por fazer, com madeiras expostas, letreiro luminoso, chamativo e vermelho que faz qualquer um ler o nome da casa. O Peru tem mais de 400 pratos típicos e é conhecido pelo colorido de seus pratos, que admito estar doida para provar. Além disso, a proximidade com o Pacífico justifica a diversidade de peixes. Já nessa hora eu estava com água na boca, literalmente.
Afundando-me mais ainda no oceano de frutas e verduras, presentes durante todo o ano no país, entramos no local. E agora vocês entendem porque eu achei que estava na beira da praia, não?
Por trás da decoração vemos uma parte do salão de baixo. Gente bebendo, gente comendo e se divertindo, nas mesas – coloridas – da casa.
Me deparei então com um local da Plaza de los Toros. Me explicou o nativo, vindo de la Feria del Señor de los Milagros, que seu dono o abandonou quando não ganharam o prêmio do importante rodeio peruano dedicado ao santo padroeiro do país, e que vinha passando sua temporada no bar mais “flamante” da região. Deixando de lado o fato de que falo com utensílios decorativos, o resto é verdade.
Sem perder o foco que me foi proposto, encontrei logo um sinal de urbanização com um bar luminoso e colorido – apelidado originalmente pelos locais de “Barra del Mar” - na qual Gaby Potochek, (na época) head bartender e autora do cardápio de bebidas da casa, já agitava freneticamente suas invenções etílicas.
Com pedidos feitos, deixei Gaby – agora mais íntima – trabalhando e fui ver do que se tratava a parte de cima do lugar.
O salão do segundo andar é tão lindo e colorido como o anterior. Eu disse salão? Não aqui é a ‘‘La Selva’’. Mesas baixas com toalhas ora listradas ora floridas perfeitas para uma refeição entre amigos. Amigos disse né? Pois bem, a barra era tão simpática que até seus atendentes pararam para foto.
O primeiro trago da noite ficou por conta da especialidade da bartender. Um trago apto para chicas como eu – super refrescante, colorido e com cara de quero mais. Era o Rum Berry Collins, com rum, suco de limão, almibar, soda, frutas vermelhas e laranja. E porque eu sou menina, foi o predileto da noite. Mas calma que ainda tem mais!
Pedi então um Mojisake. Defendido como uma das especialidades da casa, o trago é sentir no paladar tudo aquilo que estive comentando sobre estar sentada na beira do mar com os pés cheios de areia. Refreshing.
E se você vai ao Lima Mía e não pede um Pisco Sour, você meu caro, não foi ao Lima Mía. Não precisei ver o cardápio para decidir o que tomar, Gaby preparou um díos-mio-santo de Pisco Sour de Maçã Verde. Um trago “de la pimitri!” como dizem os peruanos. (I mean, genial, fabuloso, incrível).
Esse aqui foi o Vamos Pa' Chincha, nome super original. A combinação também era: pisco, polpa de abacaxi, rocoto, chicha morada e soda. Já sei, mas alguns nomes não têm tradução.
Para forrar a pancita pedimos um tiradito. Tiradito de polvo com alcaparras, crocante de cenouras e molho de duas olivas. De la pimitri! Aprenderam?
Depois foi a vez da degustação de ceviches. Esse aqui era o Nikkei.
E esse o de ''Pulpo Asustado''. Sério, amei esse nome. E bom depois tinha o da casa, o Lima Mia, mas não sobrou para tirar foto.
E ainda, meus cholos e cholas (assim que os peruanos falam!), sobrou espaço para uma Parrillada Lima Mia. Mariscos com molho de alho, e umas batatinhas em formato de estrelas.
E por último, um creme brulee, porque meu bem, eu não sou cholo macho suficiente para sair daqui em pé, mas nem por isso me chamem de tia!
¡Lima Mía, vale un Peru! ¡Vale mucho!
Lima Mía
www.limamia.com
Báez 211 - Las Cañitas. Cap. Fed - Buenos Aires
(11) 4775 5616
Mapa
Bom para: Cholos e cholas que amam delícias de la pimitri!
Ruim para: Pollos - entenda-se por "pollo" pessoas fracas para tragos, segundo os peruanos.
Barra del Mar vs. La Selva: quem leva a melhor? Não sei, mas sei que me la llevaría a casa y me la cuidaría por siempre.
Lima Mía: tragos peruanos
quinta-feira, 23 de junho de 2011 - 08:52
—
Amanda Mormito
— Marcadores:
Agito,
Beber e comer,
Las Canitas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Olá Geraldo,
Me da uma dica de barzinho na quinta e sexta(estou chegando no dia 26/04/12). Que seja para um público de 28 anos em diante.AH! e me fala a hora que começa o agito, porque nunca acerto...hahahahhaha
Bjão e parabéns pelo blog!!!!!!!!!!!1
Letícia, barzinho com agito eu indico Isabel, Puerta Uno, Lupita e Frank's Bar. Chega entre 22h e 0h que bomba!
Bjoo
Legal! Achava que 22h era cedo demais. E o sugar? è isso tudo mesmo? a quinta e sexta é lega lá(qual o melhor dia?)Rola paquera? Não dá muito gurizinho não, nÉ?hahahha
Bjs e perdoe o incômodo.
22h é bom pra sentar, comer, beber, ir aquecendo aos poucos. Mas se é só pra chegar e beber, vai depois da meia noite.
Sugar não é isso tudo, o Sugar é barato. E ótimo pra conhecer gringos.
Sim, rola criançada, como todo lugar barato demais heheeh.
Bjo
Postar um comentário