Library Lounge | o luxo do Hotel Faena

Quem disse que o luxo é inalcançável? Tem vezes que o preconceito só existe mesmo é dentro de nós. Talvez a gente fique com essa idéia na cabeça de que algo é muito exclusivo, só para convidados, só para quem conhece o dono, ou para quem tem dinheiro. Muito, muito dinheiro. Pior ainda: se não estiver com um traje impecável, vão te tratar mal pra caramba. Será? Talvez. Vamos fazer um teste no seguinte lugar:

Reconhece o prédio? É o badalado hotel Faena, tão marcante no seu conceito que o próprio nome já é referência de estilo. Estilo mesmo, além da mera hotelaria. Manja os dois rapazes uniformizados em frente à entrada? Te cumprimentam com aquele sorriso natural, longe da falsidade de treinamento mecânico, e te convidam a entrar como se fosse a casa da vovó, mesmo tratando-se de uma imponente construção de 1902 com tijolos importados de Manchester – daí a semelhança da arquitetura.

Alan, que vocês conhecem por Faena mas eu vou tratar pelo primeiro nome com o intuito de parecer íntimo do cara, gastou aproximadamente U$40 milhões no empreendimento. Alguns desses milhões foram para o bolso de Philippe Starck, e no corredor-lobby do hotel já é possível identificar com clareza a mão do designer em cada detalhe grandioso do lugar. Kitsch? Talvez. Estiloso? Sem sombra de dúvida.

Dentre as opções gastronômicas do lugar, aportamos nesse dia no Library Lounge. O bar, aberto o dia inteiro, parece o living de um casarão clássico. Sofás de couro, móveis de mogno, antiquário... Uma decoração pesada, mas inegavelmente atrativa.

O estilo predomina em cada espaço do ambiente. A barra de mármore, as cortinas de veludo, o candelabro importado do castelo do Drácula... tudo faz sentido dentro da conceito empregado no hotel. Bacana mencionar os bancos do bar: todos eles construídos em uma posição diagonal, algo que faz todo o sentido uma vez que é uma tendência natural de freqüentadores de barras tal posicionamento enviesado.

Como o maravilhoso piano (seria um Steinway?) estava coberto nesta tarde, já que os shows ocorrem somente nas noites do Library Lounge, conseguimos pescar mais alguns detalhes como o fantástico lustre que me observava imponentemente, literalmente me analisando de cima abaixo.

Uma rápida espiada pela janela foi suficiente para pegar uma palhinha de La Piscina, o bar para hóspedes que curtem a preguiça sob o sol portenho. Quem sabe daqui alguns meses?

O bar em si, curiosamente, parecia ser o único pedaço do empreendimento que não mereceu o mesmo cuidado e requinte visto até então. Mesmo assim, trazia algumas garrafas de respeito, e a atenção que o staff nos dava era tamanha que o atendimento acabou roubando a cena. Todos felizes, the end.

Enquanto ficava indeciso com o cardápio na mão, fui preparando o paladar com alguns biscoitos amanteigados e azeitonas pretas e verdes, bem oleosas e salgadas. Uma delícia. Dava pena de limpar a boca no F do guardanapo.

Confesso: um pouco atrapalhado em tirar fotos sem incomodar os demais clientes, esqueci de anotar o nome do trago pedido. Pior: esqueci os ingredientes. Por sorte, me lembro que era exclusivo deles. Lembro também que gostei. Falta de profissionalismo nosso, sorry!

Ao final, para nós ficou bastante claro que calça jeans e camiseta também são bem vindos em lugares mais luxuosos. Claro, a carteira sofre mais do que na média de outros bares de Buenos Aires, mas pelo desfrute da experiência, não tivemos qualquer arrependimento em deixar $70 (R$40) em cima do balcão. E mais: voltaremos para aproveitar um show de jazz tão breve possamos. Aguardem!

Library Lounge – Faena Hotel and Universe
Martha Salotti 445 (esq. Juana Manso) – Puerto Madero
Cap. Federal – Buenos Aires
(11) 4010 9200
www.faenahotelanduniverse.com
Mapa

Bom para: se sentir um lord
Ruim para: quem tá economizando
Staff lindão: vocês saíram de uma agência de modelos é?

Quer ver mais fotos? Clique aqui

5 comentários:

Ligia disse...

Áhá!
Quer dizer que depois desse congelamento do Faro, você, com seu excelente faro pra coisas bacanas, me ataca logo com o Faena?
Tá perdoado pela demora...

Mas devo confessar que sou uma menina (ou anciã, se preferir) que também é muito esperta! E por isso adoro seu blog, e sua expertise, Geraldo!

Sabe que também faço esses programas woodfaces? E sempre curtindo todas! Entro super segura de mim, cumprimento os porteiros, captain bell, ou hostess, e vou chegando, mais low profile, impossível (muito embora não tenha grana nem pro cafezinho, mas me sobra estirpe/style/glamour. rsrsrsrs)

Também estive no Faena, e como você, também flanei, soberba e blasé, pelos ambientes, parecendo uma íntima de Señor Faena (o jovem e excêntrico Alan).

Mas acho que fui mais incisiva, pois além de curtir o piano bar (domingo pela manhã, havia um pianista), "disse" que gostaria de me quedar en la área de la pileta, por el radiante dia de sol, no que fui prontamente atendida, sem problemas. Que eu ficasse à vontade. Wow! E lá fiquei refestelada, com mi hijo, bebericando, comendo uns snacks, e depois uns tacos com guacamole, salsa, etc...

E, detalhe, sem ninguém pra tirar meu sossego.
E ainda me dei ao desfrute de pedir aos lindos e fashions atendentes, que nos sacassem unas fotos (que à princípio são proibídas), e ele tirou!

Sou, ou não sou da sua turma? (apesar da idade avançada! hehehe)

Mas, falando sério, adorei seu post! Vou aguardar ansiosíssima por mais novidades incríveis, by Mr. Figueras.

Um super abraço.

Geraldo Figueras disse...

Caramba Ligia, isso tudo era saudades? :)

Não duvida que tu faça isso mesmo. E digo mais: tá muito certa! Negócio é se meter e curtir os lugares, independente do que sejam. Life is short, melhor aproveitar como se fosse o último dia sempre.

Ligia disse...

Hahahaha. Por supuesto!

Hoje estou atacada, e atacando todos os blogs. hehehe.
Mas estou duelando com o provedor/servidor, sei lá mais quem, dominador, pois esta porcaria tá mais lenta que filhote de lesma com tartaruga, e perdi também meu comments pro Marco Cavalheiro e Alê Dstmps Kids. :( Humpf!
Então você foi a vítima de minha vingança.
Me pede pra falar menos, que tentarei atender.
E, ó, era saudade sim, pois não vivo mais sem seus posts. hahaha
Beijos.
P.S. Sua namorada é linda!

Marco Cavalheiro - Buenos Aires Dreams disse...

Saudades, señor Figueras! E pelo que acompanhei pelo facebook,muitas surpresas pelo caminho!! Que lugar!! Impossível não Stark´om inveja... da boa, sempre! Ainda não fui, mas já fiquei com vontade!!! Vou seguir os seus conselhos, e da Ligia, e apostar no low profile com estilo, hehehe. E que venham os próximos posts!!

Geraldo Figueras disse...

Saudades, Marco! E fica tranquilo que estamos aqui pra ficar ;)

Ligia, pelo contrário. Se eu pedir algo, é pra falar mais! E vou passar o recado pra namorada :)