Manja aquela típica situação de bar de bairro? Um lugar escolhido para freqüentar com grande assiduidade devido a alguns fatores muitos simples: as bebidas são excelentes, os seus amigos estarão por lá e os donos são a própria essência destes elementos. Aquele lugar que invariavelmente vai roubar uma noite que seria dedicada a conhecer um lugar novo, porque às vezes somos obrigados a nos permitir a repetição de certos prazeres. E quando uma pessoa de comprovado e apuradíssimo gosto te repete umas quinhentas vezes que VAI te levar no Doppelgänger, já da para sentir que este é o nome de um bar para se repetir em muitas das noites de Buenos Aires.
Situado em uma esquina do estiloso San Telmo, o Doppel é comandado por Guillermo Blumenkamp e Stella Torres Botía, duas fascinantes figuras que transferiram sua filosofia para cada recanto do bar. Ou seja, nada de decoração ostentosa, lounges de design ou quarenta tipos de cadeiras diferentes. Aqui é um Bar, com letra maiúscula e nada além disso. E como já diz o slogan deles: This is not for everyone.
O que this really is eu vou te contar. Uma casa pensada para recepcionar gente que queira provar tragos de primeira. Logo, nenhum outro elemento ousa sobrepor-se aos aromas e sabores servidos no bonito bar onde Guille e Stella orquestram, com afáveis sorrisos, uma das mais agradáveis noites alcoólicas de Buenos Aires.
Da mesma maneira, a seleção de garrafas não é necessariamente a maior coleção que você já viu, e nem estão dispostas como objetos de museu. São o que são: uma cuidadosa apuração de rótulos que possam cumprir com maestria o fornecimento do cardápio, que vai do clássico ao inovador em questão de minutos. É como se o bar te encarasse nos olhos e lançasse o desafio: duvido que eu não tenha tudo o que você precisa!
Dizem que os verdadeiros artesãos da cozinha e do bar são aqueles que sabem se diferenciar nas receitas simples, pois é justamente a simplicidade que cria o grande desafio de permitir que o criador se destaque. Não sei se já tenho opinião formada sobre isso, mas posso afirmar que este vodka tonic estava perfeito e ponto final.
Seguindo na linha dos clássicos, repito todo o parágrafo anterior e apenas mudo o trago: um Manhattan, drink que ganhou força na década de 30 por protagonizar inúmeros filmes da efervescente Hollywood. Para quem não lembra: whisky (aqui um Wild Turkey), Vermouth rosso, Angostura bitters e cereja. (PS: sim, eu já estava bêbado demais, vide a tremedeira da foto).
Enquanto prolongávamos a noite curiosos com a ampla visão e o afinado discurso de Guille sobre o comportamento de argentinos e gringos com a coquetelaria, tivemos tempo de provar algumas criações do cara. Aqui, o Afrodita: Vodka, mel, suco de limão, alecrim e Amaretto. Tão perfumado, tão saboroso, e ao mesmo tempo forte, intenso, mas sem perder a delicadeza da doçura. Enfim, meu sonho de consumo. Se esse trago fosse uma mulher, eu me ajoelhava e pedia em casamento.
Mas já que estamos falando de mulheres, permitam-me apresentar a bebida que seria equivalente a minha amante. Chama-se Grappa Strega, que mesclava suco de laranja, suco de limão e casca de laranja com o famoso licor de ervas italiano. Assim como a amante, foi feito para momentos intercalados, que em doses reguladas te faz sentir o homem mais poderoso do planeta, mas em excesso provavelmente te leva à ruína.
Metáforas forçadas à parte, não me restam muitas frases para encerrar esse relato sem que eu me transforme num baba ovo chato pra cacete. Mas desculpem-me, aqui a rasgação de seda é inevitável e, antes de dormir, só existe uma prece que eu possa fazer: que a vida me permita ainda muitos destes pequenos grandes momentos de satisfação. Amém, e todos ao Doppel! Sorry, corrigindo: nem todos ao Doppel!
Doppelgänger
Av. Juan de Garay 500 (esq. Bolívar) – San Telmo
Cap. Federal – Buenos Aires
(11) 4300 0201
www.doppelganger.com.ar
Mapa
Doppelgänger | não é para todos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Finalmente!! Estou há séculos com este bar no top five (que já tem uns 300 lugares) e ainda não fui... e adoro lugares que não são pra todo mundo, hehehe. Cada vez melhor, Geraldo, cada vez melhor... Abraço!
Dr. Cavalheiro, acho que fui bem claro no texto, mas só pra dar uma reforçada: VAI!
:)
Abraço!
Que "duplo" de responsa!
Geraldo, não sei quem é, mas essa "pessoa de comprovado e apuradíssimo gosto", sabe tudo, heim? Está em débito com ela.
Esse Doppel it's just for few people...like you. E se aqui o desafio era permitir que o criador se destacasse, você é "a" criatura!
Punto e basta!
Beijo :>
Ligia,
Eu realmente estou em dívida com ela! E realmente sinto criatura :D
vou! to indo agora dia 16! dorei os comentários!li...ri...muito bom!
Vai que não tem erro :)
Postar um comentário