Qualquer site gastronômico que se preze já publicou em suas páginas o precurssor dos cafés hippies-chics da capital porteña: Oui Oui foi criado por uma cozinheira autodidata que se inspirou na França. Hoje o resultado é copiado, amado ou odiado por todos. Falem bem ou mal, o local é super conhecido, seja por sua pouco provável localização - longe, antigamente, do burburinho típico de bairros super lotados -, pela descontração de seus ornamentos ou simplesmente pelo chique sem brilho.
Lousas com giz colorido fazem a festa pelo salão. Coincidência ou não, a limonada do Oui Oui é a especialidade da casa, mas isso deixamos para depois.
A mesa, bem feminina, com toques na maior parte em rosa, chama tanta atenção que até a loirinha do fundo ficou clamufada tamanha a beleza dos doces. Babem com essas medialunas (aqui chamadas de croissants, como na França), alfajores gordinhos, magdalenas, cookies, waffles.
O romantismo que impera na casa se reflete nas rosas bem dispostas e já diria perfumadas se as pudesse ter cheirado - o que causaria um estrago na mesa bem disposta de utensílios comestíveis e claramente causaria minha expulsão do lugar.
O cardápio, as usual, um quadro negro maior ainda com tudo o que a casa oferece naquela semana, com preço detalhado e a composição de cada prato. Iiii rimou! Não se espantem logo com o menú que te entregam na mesa: um papel simples plastificado com nomes de comidas sem preço: olhem para cima.
Ou olhem para a mesa cheia de waffles, quentinhos, recém saídos do forno. Tem como não amar?
Mas o Oui Oui não é só delicadeza: aqui ninguém teve medo de misturar santas com bebidas alcólicas. E pregar nos santos coraçõezinhos coloridos? Isso é para gente inocente.
Partimos para o que realmente colore nosso post: comidas! Um sanduíche maravilhoso de frango com bacon para quem era sorteado na divisão dos pedaços, molhadinho na maionese de Dijon: 38 pesitos.
Outro lanche para nós, esse de pavita (peito de peru) com tomates secos e alface. A surpresa do prato foram as batatas, que variava o sabor segundo o paladar de cada um presente na mesa. Teve gente que até achou que a batata era afundada no suco de laranja. Eu só sei que o gostinho era cítrico, nada mais. Y son 38 pesitos más.
Aqui a especialidade antes comentada: o Oui Oui adora limonadas. Acredito que estavam cansados de fazerem limonadas comuns e resolveram inovar. Perguntei: ''Che, que es la limonada loca?'', o garçom me disse ''Pero, es obvio que es con vodca''. Bora para dentro, claro gente, para fins profissionais. A limonada era divina, e não sei se é porque eu estava de muito sangue doce, mas eu achei que faltava a bendita vodca. Será? Balela, jarrinha por 25 pesos, acredita?
O doce da tarde ficou por conta dos...
Calma, no doce de leite e da nutella nos waffles! Ou vocês imaginaram que íamos comer doce de leite e nutella puros? Só pela cara não preciso nem dizer a tentação que era isso, e são 25 pesos a mais.
Falem mal mas falem de mim, esse é o lema do Oui Oui. Whatever, quem sai ganhando é o meu estômago, digo, o público! Mas existem várias razões pelas quais a casa é copiada, seja pela idéia original ou porque tudo ali é muito bom e em conta (rachada em três ficou em meros 42 pesos, ou seja 24 reais!). E diria mais: diria que toda vez que sair vou pro Oui Oui. Morram de inveja, porque ele fica na rua de casa!
Oui Oui
Nicaragua 6068 (esq. Dorrego) - Palermo Hollywood
Cap. Federal - Buenos Aires
(11) 4778 9614
www.ouioui.com.ar
Mapa
Oui Oui | café francês cool
sexta-feira, 5 de agosto de 2011 - 13:03
—
Amanda Mormito
— 12
comentários (Publicar um comentário)
— Marcadores:
Calmo,
Comer,
Palermo Hollywood
Assinar:
Postagens (Atom)